IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ásia lidera alta de índices acionários

12/12/2018 09h20

Por Agamoni Ghosh e Sruthi Shankar

(Reuters) - Os mercados acionários asiáticos lideraram os ganhos dos mercados emergentes nesta quarta-feira, com sinais de uma diminuição das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China impulsionando o apetite dos investidores por ativos de risco, enquanto o dólar se manteve perto da máxima de um mês.

Em uma entrevista à Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que interviria no Departamento de Justiça dos EUA no caso contra a executiva chinesa da Huawei se isso ajudasse.

A vice-presidente financeira da Huawei Technologies, Meng Wanzhou, que foi presa no começo do mês em Vancouver sob a acusação de violar as sanções norte-americanas contra o Irã, foi libertada sob fiança na terça-feira, diminuindo a preocupação dos investidores com a possibilidade de o caso interferir nos movimentos de Pequim e Washington.

O índice chinês CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,3 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta também de 0,3 por cento.

O principal índice da Coreia do Sul subiu 1,4 por cento, impulsionado pelos ganhos nas ações da montadora do país, a Hyundai Motor.

"As notícias comerciais ajudaram os mercados acionários da Ásia a subir", disse William Jackson, principal economista de mercados emergentes da Capital Economics.

"Parte da recuperação das ações reflete o quão acentuadamente elas caíram no início desta semana. Podemos estar vendo uma recuperação, (mas) obviamente houve um grande elemento no fluxo de notícias."

Ações indianas subiram depois que o governo agiu rapidamente para acalmar os mercados e nomeou um novo presidente do banco central, a escolha de uma ex-autoridade do Ministério das Finanças e apoiante de algumas das principais políticas do primeiro-ministro Narendra Modi.