IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China vai manter crescimento em 2019 dentro de faixa razoável, diz Politburo

13/12/2018 07h06

PEQUIM (Reuters) - A China vai manter seu crescimento econômico em 2019 dentro de uma faixa razoável, esforçando-se para apoiar empregos, o comércio e os investimentos, enquanto promove reformas e contém os riscos, afirmou nesta quinta-feira o Politburo, principal órgão de tomada de decisão do Partido Comunista.

"Promoveremos um crescimento estável, promoveremos reformas, ajustaremos a estrutura, beneficiaremos a vida das pessoas e evitaremos os riscos de maneira coordenada e manteremos a operação econômica em uma faixa razoável", informou a agência de notícias oficial Xinhua, citando uma reunião do Politburo presidida pelo presidente Xi Jinping.

O governo anunciou recentemente uma série de medidas, incluindo reduções na taxa de compulsórios dos bancos, cortes de impostos e mais gastos com infraesrutura, para evitar uma forte desaceleração da economia. A expectativa é que Pequim faça ainda mais para reforçar o crescimento do país.

Isso vai estabilizar mais o emprego, o setor financeiro, o comércio internacional, o investimento e as expectativas de mercado, e aumentar a confiança, disse a Xinhua.

O Politburo pediu por uma maior conscientização dos problemas potenciais na economia, dadas as mudanças nas condições externas e domésticas.

"Devemos fortalecer a coordenação e a cooperação, concentrar em grandes contradições, compreender o ritmo e a força da economia e nos esforçar para alcançar a melhor combinação de políticas econômicas e o efeito geral máximo", afirmou.

Os principais líderes devem mapear os planos econômicos e de reforma para 2019 durante uma Conferência Anual do Trabalho Econômico Central neste mês.

O crescimento econômico da China desacelerou para 6,5 por cento no terceiro trimestre, o ritmo mais fraco desde a crise financeira global, embora a expansão anual possa superar um pouco a meta do governo de 6,5 por cento.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7729)) REUTERS CMO SI