IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toyota vai produzir 1º híbrido do Brasil

13/12/2018 14h29

SÃO PAULO (Reuters) - A Toyota <7203.T> anunciou nesta quinta-feira que vai ser a primeira montadora de veículos a produzir no Brasil um modelo híbrido, que além do motor elétrico é equipado com outro a combustão.

A companhia afirmou que o modelo, um "híbrido flex" em que o motor a combustão funciona com gasolina e álcool, será produzido no Brasil a partir do fim de 2019. A empresa não informou qual será o modelo a ser produzido com essa motorização e nem onde a montagem do veículos será feita.

O projeto tem parceria com a principal entidade representante do setor sucroalcooleiro no Brasil, a Unica, e está inserido em programa de apoio a universidades como USP e UnB, "permitindo a combinação de um motor elétrico e outro à combustão utilizando etanol brasileiro", afirmou a Toyota.

O anúncio ocorreu após meses de testes, que culminaram em março com a ida de um modelo Prius com motorização híbrida flex de São Paulo para Brasília.

Atualmente o Prius é o veículo híbrido mais vendido no Brasil. O modelo, que é importado, custa cerca de 127 mil reais e teve vendas de cerca de 2 mil unidades em 2017.

Segundo a Toyota, a decisão de produção de um carro híbrido flex no Brasil ocorreu com a sanção nesta semana do programa de incentivo automotivo Rota 2030, "que oferece previsibilidade para as empresas investirem no longo prazo no país e estabelece, dentre outras medidas, novas políticas de estímulo a veículos mais eficientes".

(Por Alberto Alerigi Jr.)