IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Produção de aço da China em novembro cai a menor nível em sete meses

14/12/2018 09h08

PEQUIM (Reuters) - A produção de aço bruto da China caiu ao menor nível em sete meses em novembro, mostraram dados do governo publicados nesta sexta-feira, pressionada por encolhimento de margens de lucro das usinas e restrições contra poluição no inverno.

O maior produtor de aço do mundo acumulou volume de 77,62 milhões de toneladas de aço em novembro, ante recorde de 82,55 milhões em outubro. A produção do mês passado foi a mais baixa desde abril, segundo os dados da agência nacional de estatísticas do país (NBS). Em novembro do ano passado, a China produziu 66,15 milhões de toneladas de aço.

A média de produção diária também caiu ao menor nível desde abril, para 2,59 milhões de toneladas, segundo cálculos da Reuters, acima da média de 2,2 milhões de novembro do ano passado.

As margens de lucro das siderúrgicas chinesas recuaram mais de 66 por cento em novembro, segundo dados da acompanhados pela Jinrui Futures, por causa de excesso de oferta no mercado e demanda fraca.

As taxas de utilização semanal das usinas na China foram de cerca de 67 por cento no mês passado, recuando a 65,75 por cento nesta semana, em meio a restrições contra poluição que entraram em vigor em meados de novembro, segundo dados da consultoria Mysteel. No ano passado, a taxa de utilização de capacidade instalada das usinas estava em 62 por cento no período.

A produção das usinas ainda pode recuar até o final deste ano, uma vez que o setor recebeu ordens para interromper parte da atividade para redução das emissões de poluentes.

A produção de aço bruto da China nos primeiros 11 meses do ano foi de 857,37 milhões de toneladas, alta de 6,7 por cento sobre o mesmo período de 2017, segundo os dados da NBS.

(Por Muyu Xu e Dominique Pat)