IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Zona do euro dá passo para maior integração, mas questões importantes ficam pendentes

14/12/2018 15h07

Por Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - Os líderes da União Europeia deram um passo na direção de uma integração mais profunda da zona do euro nesta sexta-feira para ajudar a impedir crises futuras, mas desacordos sobre elementos importantes do plano deixaram pendentes questões como um Orçamento da zona do euro ou um mecanismo de garantia de depósito.

Líderes de todos os países da União Europeia com exceção do Reino Unido, que deixará o bloco em março, endossaram um acordo alcançado mais cedo pelos seus ministros das Finanças para dar novos poderes ao fundo de resgate da zona do euro, o Mecanismo de Estabilidade Europeu.

Mas os ministros também pediram orientação sobre a altamente controversa ideia de um Orçamento da zona do euro: seu tamanho, propósito, financiamento ou duração, e um esquema de garantia de depósito da zona do euro que impediria corridas aos bancos e estabilizaria o sistema bancário.

Profundamente divididos, os líderes disseram que vão decidir sobre o tamanho do Orçamento mais tarde, mas destacaram que ele deve fazer parte do Orçamento mais amplo da UE que é 1 por cento da renda nacional bruta da UE.

Em um golpe para o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, que queria que o Orçamento estabilizasse econômicas por meio de um esquema de auxílio-desemprego, os líderes disseram que ele só deverá ser usado para tornar as economias mais competitivas e similares uma em comparação com a outra.