IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ABB cede a acionista e vende fatia na unidade Power Grids

17/12/2018 15h21

TÓQUIO/ZURIQUE (Reuters) - A ABB venderá uma participação majoritária na sua divisão da Power Grids para a japonesa Hitachi e devolverá os ganhos aos acionistas, cedendo à pressão de um acionista investidor para vender o negócio que fabrica transformadores e conversores.

O acordo, que avalia a unidade em 11 bilhões de dólares, tornará a Hitachi um dos maiores participantes do segmento.

Para a ABB, que também produz robôs industriais, o acordo reduz uma das suas divisões menos lucrativas, permitindo que a empresa foque em automação.

Porém a decisão de vender a unidade representa uma reviravolta para o presidente-executivo da ABB, Ulrich Spiesshofer, que há dois anos insistiu em manter o negócio, apesar de pedidos de venda de acionistas, incluindo o investidor acionista sueco Cevian, que detém 5,34 por cento da ABB.

"Nossos acionistas estão conosco há muitos anos, eles têm sido pacientes e também perseverantes conosco para ver enxergar a transformação", disse Spiesshofer durante teleconferência com repórteres.

"Agora, nós vamos deixá-los participar dos resultados da paciência deles."

Os ganhos de 7,6 bilhões a 7,8 bilhões de dólares do acordo serão direcionado aos acionistas via recompras ou meios similares, disse a ABB.

A ABB deterá a fatia remanescente da Power Grids, com a opção de vendê-la à Hitachi após três anos.

(Por Makiko Yamazaki e John Miller)