IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Oracle vê forte 3ºtri com crescimento de serviços de computação em nuvem

18/12/2018 09h59

Por Vibhuti Sharma

(Reuters) - A Oracle prevê que seu lucro no trimestre atual ficará acima do estimado, depois que o crescimento dos serviços de computação em nuvem e da unidade de suporte a licenças ajudaram a empresa a superar as expectativas de Wall Street no segundo trimestre.

A companhia disse que, excluindo as flutuações nas taxas de câmbio, espera que o lucro ajustado do terceiro trimestre fiscal seja entre 0,86 e 0,88 dólar por ação. Analistas esperavam, em média, 0,84 dólar, segundo dados da Refinitiv.

No segundo trimestre fiscal, encerrado em novembro, a receita de serviços de computação em nuvem e da unidade licenças subiu 2,7 por cento, para 6,64 bilhões de dólares e superou a estimativa dos analistas, à medida que mais empresas migram do modelo tradicional de banco de dados local para uso de centrais terceirizadas de processamento de dados para cortar custos.

A receita total caiu marginalmente para 9,56 bilhões de dólares, ficando relativamente em linha com a expectativa dos analistas, de 9,52 bilhões.

A Oracle criou em junho uma nova estrutura de relatórios de resultados que uniu seus negócios de licenciamento de software e de serviços em nuvem, o que, segundo analistas, dá pouca visibilidade sobre o desempenho da unidade de computação em nuvem.

A empresa está atrás de concorrentes no negócio em rápido crescimento de software baseado em nuvem, mas tem intensificado esforços para recuperar o atraso com rivais como Workday, Microsoft e Salesforce.

"O crescimento da Oracle em serviços de nuvem e licenças de apenas 3 por cento parece estar contradizendo a força do mercado global de nuvem", disse Daniel Morgan, gerente sênior de portfólio da Synovus Trust, que possui 152.500 ações da empresa.

No mês passado, a Workday registrou um aumento de 35 por cento na receita de assinaturas de nuvem, enquanto o principal produto da Salesforce, o Sales Cloud, cresceu 11 por cento.

O lucro líquido da Oracle subiu para 2,33 bilhões de dólares, ou 0,61 dólar por ação, no segundo trimestre. Excluindo eventos não recorrentes, a empresa ganhou 0,80 dólar por ação, superando a estimativa dos analistas de 0,78 dólar.

(Por Vibhuti Sharma)