IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo do Japão continua otimista sobre a economia, mas riscos permanecem

20/12/2018 11h19

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão manteve sua avaliação otimista sobre a economia em dezembro, mas uma forte desaceleração nas exportações mostra que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China representa sérios riscos para o crescimento da terceira maior economia do mundo.

A economia do Japão está em recuperação gradual, disse o Gabinete nesta quinta-feira em seu relatório econômico mensal, que permaneceu inalterado em relação à sua avaliação no mês passado.

O Gabinete também manteve inalterada sua visão de que as exportações estão amplamente estáveis, mas isso não levou em conta os dados publicados na quarta-feira, que mostraram uma desaceleração mais rápida do que o esperado nas exportações em novembro.

O enfraquecimento dos dados econômicos da China, o declínio dos fluxos comerciais, a queda dos preços do petróleo e o recuo global dos rendimentos dos títulos apontam para um crescimento econômico mais lento no ano que vem, afetando o Japão devido ao fato de suas fortunas estarem altamente ligadas à demanda externa.

"A economia deve continuar se recuperando", disse o Gabinete no relatório.

"No entanto, é preciso dar atenção aos riscos, incluindo o comércio global, economias estrangeiras e movimentos do mercado financeiro."

O governo deixou inalterada sua avaliação de que os gastos do consumidor estão se recuperando devido a um aumento recente nos gastos com carros novos, viagens e refeições.

No entanto, a perspectiva é menos certa no próximo ano, já que o governo está programando elevar o imposto sobre vendas em todo o país para 10 por cento, ante 8 por cento em outubro.