IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Duas maiores credenciadoras viram participação de mercado cair a 73,6%, indica Ilan

21/12/2018 13h35

BRASÍLIA (Reuters) - O mercado de cartões de crédito segue dominado pelas credenciadoras Rede e Cielo, mas elas viram sua fatia diminuir nos últimos anos a reboque de medidas de incentivo à competição no sistema financeiro nacional, indicou o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, em apresentação publicada no site da autarquia.

No primeiro semestre deste ano, as duas maiores empresas responsáveis pela captura das transações com o plástico detinham 73,6% de participação no mercado, com as demais concorrentes responsáveis pelos outros 26,4%. Em 2015, esses percentuais eram de 85,2% e 14,3%, respectivamente, segundo a apresentação.

Nesta semana, o BC divulgou nova investida que deve ajudar a elevar a concorrência, ao limitar a chamada "trava bancária" para recebíveis de cartão de crédito como garantia de operações de crédito, abrindo espaço para maior concorrência entre credenciadoras e bancos.

Na sua apresentação, feita durante seminário do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, Ilan ressaltou que o cenário externo segue desafiador, marcado por aversão ao risco nos mercados financeiros globais, incertezas ligadas a disputas comerciais e com normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas.

O presidente do BC também voltou a dizer que a recuperação sustentável da economia e a queda da taxa neutra dependem da continuidade das reformas e ajustes na economia brasileira, especialmente a reforma da Previdência.

(Por Marcela Ayres)