IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE vê desaceleração econômica global em 2019

27/12/2018 11h11

FRANKFURT (Reuters) - A economia global deve desacelerar em 2019 e se estabilizar depois disso, disse o Banco Central Europeu nesta quinta-feira, apesar de ainda esperar que os preços subam.

Os investidores estão se preparando para uma desaceleração mundial do crescimento econômico, impulsionada principalmente pelos maiores juros para os devedores em dólares e pelas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

O BCE apostou nessa expectativa em seu boletim econômico regular, mas ainda viu "pressões inflacionárias" globais e na zona do euro.

"Olhando para o futuro, a atividade econômica global deve desacelerar em 2019 e permanecer estável depois disso", disse o BCE.

"As pressões inflacionárias globais deverão aumentar lentamente à medida que a capacidade ociosa diminuir."

O boletim ilustrou a decisão do BCE em sua reunião de dezembro que encerrou seu programa de compra de 2,6 trilhões de euros em títulos, mas que determinou o reinvestimento contínuo do dinheiro que a autoridade monetária recebe dos títulos vencidos por um longo período após seu primeiro aumento de juros.

A decisão foi criticada por alguns como inoportuna, dado o enfraquecimento da economia. Mas o BCE, cujo único objetivo é atingir sua meta de inflação, reafirmou a confiança de que os preços centrais continuarão subindo na zona do euro.

"A expectativa é que a inflação aumente gradualmente no médio prazo, apoiada pelas medidas de política monetária do BCE, a expansão econômica contínua e o crescimento salarial crescente", disse o BCE.

(Por Francesco Canepa)