IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibama nega recurso da Total e mantém decisão que impede exploração na Foz do Amazonas

27/12/2018 18h37

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibama rejeitou o recurso apresentado pela petroleira francesa Total contra a decisão do início do mês que indeferiu perfuração marítima em cinco blocos na Bacia da Foz do Amazonas, no mar do Amapá, disse em comunicado o órgão ambiental federal nesta quinta-feira.

De acordo com o Ibama, a petroleira não conseguiu comprovar que a perfuração marítima teria segurança técnica e operacional ao longo do processo de licenciamento, que teve início em 2015.

"Diante das várias oportunidades que já foram dadas à empresa para complementação e da magnitude das deficiências técnicas presentes no processo, não há como aceitar o recurso interposto", disse a presidente do Ibama, Suely Araújo, no comunicado.

A Total foi informada da decisão por meio de ofício encaminhado na véspera, segundo o Ibama, que acrescentou que não cabem mais recursos administrativos contra sua decisão.

A Total é a operadora do consórcio que arrematou os cinco blocos em uma licitação em 2013, e tem como sócias a brasileira Petrobras e a britânica BP .

Procurada, a Total informou que não irá comentar a decisão.

(Por Isabel Marchenta)