IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CVM abre 3 novos inquéritos administrativos envolvendo holding J&F

28/12/2018 12h51Atualizada em 28/12/2018 14h50

SÃO PAULO (Reuters) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu nesta semana três novos inquéritos administrativos envolvendo a holding J&F, controladora da gigante do setor de carnes JBS, com base nas informações obtidas em acordos de colaboração premiada com o Ministério Público, informou o órgão regulador do mercado nesta sexta-feira (28).

Os três novos inquéritos vão aprofundar as apurações de processo administrativos abertos anteriormente, disse a CVM. O órgão afirmou que os novos inquéritos vão apurar eventuais irregularidades de executivos e controladores da JBS, da Eldorado Brasil Celulose e também de administradores da rival BRF, neste caso, em processo aberto para "analisar notícia sobre eventual influência no conselho de administração da BRF".

A J&F defende que, por conta dos acordos de delação premiada e de leniência, estaria isenta de "medidas persecutórias" por parte da administação pública.

"Esse pacto sujeita o Estado como um todo, e, portanto, todos os seus órgãos, inclusive as autarquias, a exemplo da CVM", disse a holding em comunicado divulgado à imprensa nesta sexta-feira.

A CVM também informou a existência de três processos administrativos sancionadores, nos quais já há acusação formulada, envolvendo a JBS. Em um dos processos, os irmãos Joesley e Wesley Batista são acusados de manipulação dos preços das ações da JBS com base em informação privilegiada.

Os processos sancionadores estão com o diretor-relator Henrique Machado para apreciação das defesas, antes de serem julgados.

(Por Raquel Stenzel)