IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em Rússia amplia proibição de importações da Ucrânia

29/12/2018 16h42

MOSCOU (Reuters) - A Rússia ampliou a proibição de produtos importados da Ucrânia neste sábado, prometendo interromper 500 milhões de dólares em importações anuais de produtos primordialmente industriais como forma de retaliação a sanções econômicas impostas por Kiev.

No início deste ano, o presidente russo Vladimir Putin instruiu o governo a preparar uma lista de medidas contra a Ucrânia depois que Kiev anunciou sanções econômicas a uma lista de empresas russas e figuras do mundo empresarial.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia entraram em queda livre após a anexação da Crimeia por Moscou em 2014 e uma subseqüente insurgência pró-russa na região de Donbass, no leste ucraniano.

Desde então, a Rússia proibiu a importação de cerveja, vodka, suco, papel de parede e produtos de confeitaria da Ucrânia.

Moscou disse no sábado que os itens na nova proibição incluíam produtos industriais, bem como alguns produtos agrícolas, matérias-primas e alimentos.

"A Ucrânia impõe periodicamente sanções contra pessoas físicas e jurídicas russas, e por produtos russos específicos", disse o governo russo em comunicado.

"Desde a introdução de medidas para proibir as importações da Rússia de certos tipos de produtos agrícolas, a lista de sanções da Ucrânia foi ampliada para 18 tipos de produtos", acrescentou.

O Ministério da Economia da Rússia disse no sábado em um comentário sobre o decreto do governo que o valor dos bens ucranianos incluídos na proibição atualizada foi estimado em cerca de 510 milhões de dólares em 2018.

A Ucrânia registrou uma queixa junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), questionando as proibições de importações russas sobre bebidas e doces.

(Por Andrey Kuzmin e Darya Korsunskaya)