IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preços do petróleo caem mais de 2% por preocupação com enfraquecimento da economia global

Por Stephanie Kelly*

14/01/2019 19h10

NOVA YORK, 14 Jan (Reuters) - Os preços do petróleo caíram mais de 2 por cento nesta segunda-feira, dando fim a um recente rali, em meio a pressões geradas por dados que mostraram enfraquecimento nas importações e exportações da China que levantaram novas preocupações com uma desaceleração da economia global que poderia prejudicar a demanda.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 1,49 dólar, ou 2,5 por cento, a 58,99 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA recuaram 1,08 dólar, ou 2,1 por cento, para 50,51 dólares por barril.

Os preços haviam ganho mais de 18 por cento desde que tocaram mínimas de um ano e meio no final de dezembro.

"Nós estamos até o momento vendo o recuo dos preços hoje como uma merecida correção", disse em nota o presidente da Ritterbusch and Associates, Jim Ritterbusch.

Dados oficiais da China pesaram sobre os preços, ao mostrarem que as exportações chinesas tiveram a maior queda em dois anos em dezembro, enquanto importações também caíram.

"Os preços sofreram com o peso das perspectivas de crescimento econômico mais fraco na China', escreveu em relatório Stephen Innes, da corretora de futuros Oanda.

"Esses dados mostram o quão negativo tem sido o impacto da guerra comercial sobre a economia chinesa e talvez global", disse.

(*Com reportagem adicional de Alex Lawler, em Londres, e Henning Gloystein, em Singapura)