IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento em carteira de crédito do BofA impulsiona lucro do 4º tri

16/01/2019 13h05

(Reuters) - O lucro trimestral do Bank of America superou as expectativas de analistas nesta quarta-feira, conforme a crescente carteira de empréstimos ajudou a contornar a volatilidade do mercado no fim de ano.

Sob o comando do presidente-executivo, Brian Moynihan, o BofA reduziu custos ao mesmo tempo em que apertou os controles de riscos, o que impulsionou a lucratividade, embora também tenha pesado sobre alguns negócios como banco de investimento.

O segundo maior banco dos Estados Unidos se beneficiou de um crescimento de 4 por cento em empréstimos a pessoas físicas e de 2 por cento em empréstimos corporativos no quarto trimestre, o que o permitiu gerar mais receita com taxas de juros mais altas.

A receita subiu em três dos quatro principais negócios do Bank of America. Os mercados globais, que incluem atividade de corretagem, registraram queda na receita durante o turbulento trimestre para os mercados que espelharam declínios em rivais.

As ações do BofA saltavam 5 por cento nesta quarta-feira.

O lucro líquido atribuído aos acionistas subiu para 7,04 bilhões de dólares no trimestre, 0,70 dólar por ação, de 2,08 bilhões de dólares, ou 0,20 dólar por ação, um ano antes, quando o banco teve uma despesa de quase 3 bilhões de dólares ligada à reforma tributária nos EUA.

Analistas, em média, previam lucro de 0,63 dólar por ação, de acordo com dados da IBES Refinitiv.

A receita líquida avançou 11 por cento na comparação anual, para 22,7 bilhões de dólares.

(Por Siddharth Cavale, com reportagem adicional de Sweta Singh e Imani Moise)