IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cemig suspende leilão de ativos de óleo e gás para avaliar oferta abaixo do mínimo

18/01/2019 17h47

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A elétrica mineira Cemig suspendeu nesta sexta-feira o leilão de sua participação em cinco blocos para exploração de petróleo e gás, após o único credenciado ter apresentado proposta que não atendia ao preço mínimo proposto no edital, mas que será analisada pela companhia, informou a empresa.

A Cemig ofertou ao mercado suas fatias de 24,5 por cento em cada bloco-- quatro na Bacia do São Francisco, no Norte de Minas Gerais (SF-T-104, SF-T-114, SF-T-120, SF-T-127), e um na Bacia do Recôncavo, na Bahia (REC-T-163).

O lance mínimo pelo conjunto de participações era de 20,5 milhões de reais, mas as regras previam que a Comissão Especial de Alienação poderia aceitar valores inferiores, mediante deliberação e aprovação prévia da Cemig.

A elétrica não informou o nome da ofertante nem o valor proposto, por questões de confidencialidade.

Os cinco blocos foram arrematados pela Cemig em 2008, na 10ª rodada de licitação de blocos exploratórios de petróleo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), sob regime de concessão. Eles estão ainda em fase de prospecção e os consórcios responsáveis por eles realizaram atividades previstas no Programa Exploratório Mínimo.

A iniciativa da elétrica busca deixar de vez o setor de petróleo, em meio a um programa bilionário de desinvestimentos que faz parte de uma estratégia da companhia de focar ativos estratégicos e reduzir sua enorme dívida.

(Por Marta Nogueira)