IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Protestos de coletes amarelos pesam sobre vendas do grupo Carrefour no 4º tri

22/01/2019 15h42

PARIS (Reuters) - O Carrefour , maior grupo varejista da Europa, afirmou nesta terça-feira que o crescimento de vendas desacelerou no quarto trimestre, pressionado por 10 semanas de protestos de manifestantes chamados de "coletes amarelos", contra o governo francês.

Em outras partes da Europa, Espanha e Itália continuaram como mercados difíceis para o grupo, em meio a pressões competitivas e condições econômicas desafiadoras. Apesar disso, no Brasil, a empresa afirmou que os resultados continuaram a melhorar.

O grupo informou que a receita no quarto trimestre somou 22,6 bilhões de euros, praticamente em linha com as expectativas do mercado.

O crescimento no conceito mesmas lojas foi de 1,9 por cento ante expansão de 2,1 por cento no trimestre anterior. Na França apenas, as vendas nos hipermercados do grupo caíram 2,2 por cento no período.

A subsidiária brasileira do grupo informou na véspera que as vendas no Brasil no quarto trimestre somaram 15,8 bilhões de reais, crescimento de 10,2 por cento, primeira expansão de dois dígitos desde o último trimestre de 2016. [nL1N1ZL0SO]

(Por Dominique Vidalon)