Vodafone pausa implementação de equipamentos da Huawei
Por Paul Sandle
LONDRES (Reuters) - A Vodafone, segunda maior operadora de telefonia celular do mundo, afirmou nesta sexta-feira que está "pausando" a implementação de equipamentos da chinesa Huawei até que governos do ocidente encerrem suas preocupações sobre as atividades do grupo asiático.
A Huawei enfrenta crescentes restrições de governos sobre seus laços com a liderança da China e tem negado alegações de que sua tecnologia possa ser usada por Pequim para espionagem.
O presidente-executivo da Vodafone, Nick Read, afirmou nesta sexta-feira que o debate por enquanto está em um nível "muito simplista" e acrescentou que a Huawei é uma importante fornecedora de equipamentos em um mercado dominado por apenas três empresas.
"Devido a isso, decidimos pausar a implementação de equipamentos da Huawei em nossa rede enquanto vamos nos engajar com várias agências e governos e com a Huawei para acertarmos a situação. Eu sinto que a Huawei está realmente aberta e trabalhando duro", disse o executivo.
A Huawei superou a sueca Ericsson e se tornou a maior fabricante de equipamentos para telecomunicações do mundo no início desta década, apesar de ser excluída do mercado norte-americano. A terceira maior fornecedora é a finlandesa Nokia.
Read afirmou que a indústria de telefonia móvel da Europa vai enfrentar custos maiores e atrasos na implementação de redes 5G se as autoridades do bloco proibirem os produtos da Huawei.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.