Caterpillar e Nvidia soam alarme sobre demanda da economia da China
BANGALORE/NOVA YORK (Reuters) - Alertas da Caterpillar e da Nvidia emitidos nesta segunda-feira sobre enfraquecimento da demanda da China sinalizaram preocupações aos investidores de companhias norte-americanas que dependem da segunda maior economia do mundo.
As ações da Caterpillar Inc
A Apple
"As previsões negativas de Caterpillar e Nvidia realmente apontam para essas áreas de preocupação com comércio, atividade econômica global e potencial impacto da valorização do dólar", disse Eric Wiegand, gestor sênior de portfólio no U.S. Bank Wealth Management.
A economia na China esfriou no quarto trimestre, sob pressão de queda na demanda doméstica e tarifas comerciais dos Estados Unidos, fatores que ajudaram a levar o crescimento do país ao menor ritmo em quase três décadas.
A região da Ásia-Pacífico foi a única onde aa Caterpillar atua a registrar queda de receita, mas o resultado final da companhia, que incluiu outros fatores, ficou 40 por cento abaixo das expectativas de lucro por ação no quarto trimestre.
Já a Nvidia reduziu a estimativa de receita do último trimestre em meio bilhão de dólares, para 2,2 bilhões de dólares.
"Em uma série de áreas, de equipamento pesado a semicondutores, os negócios na China estão desacelerando", disse Peter Tuz, presidente do Chase Investment Counsel. "A dúvida é que papel tem a controvérsia em torno das tarifas comerciais na desaceleração. Não é possível responder isso ainda. Não há maneira de prever isso."
Novas notícias negativas podem se seguir ainda nesta segunda-feira, quando a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool
"A China é um problema para as companhias que fazem negócios lá uma vez que a economia deles está desacelerando", disse Paul Nolte, gestor de portfólio da Kingsview Asset Management.
"De mandeira geral, estamos tentando nos liberar em grande parte de exposição à China."
(Por Sweta Singh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.