PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Draghi, do BCE, alerta que incertezas estão pesando sobre o sentimento

28/01/2019 12h42

FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro teve um desempenho pior do que o esperado nos últimos meses e a incerteza global está pesando sobre o sentimento econômico, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, repetindo os recentes alertas do banco sobre crescimento.

O BCE manteve a política monetária na semana passada mas alertou que a queda do crescimento do bloco pode ser maior e mais longa do que se temia antes, indicando que a normalização da política monetária pode demorar mais e sugerindo que o próximo passo do banco pode ser o de dar mais suporte, não menos.

"Ao longo dos últimos meses, as informações continuaram a ser mais fracas do que o esperado devido à demanda externa mais fraca e alguns fatores específicos de países e setores", disse Draghi ao comitê de assuntos econômicos do Parlamento europeu.

"A persistência de incertezas em particular relacionadas a fatores geopolíticos e a ameaça do protecionismo estão pesando sobre o sentimento econômico", completou Draghi.

Há tempos o BCE usa a orientação de taxas de juros estáveis "até" o verão (do hemisfério norte), mas os mercados já reduziram suas expectativas, precificando um movimento apenas em meados de 2020, bem depois de Draghi deixar o cargo em outubro.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7729)) REUTERS CMO LM