IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança da indústria Brasil sobe em janeiro para maior nível em 5 meses, diz FGV

29/01/2019 08h26

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria do Brasil iniciou o ano em alta, atingindo o maior nível em cinco meses, diante de uma melhora da percepção dos investidores sobre a situação atual e das expectativas para o setor para os próximos meses, informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,6 pontos em janeiro na comparação com dezembro, e alcançou 98,2 pontos no primeiro mês do ano, o maior patamar desde agosto de 2018.

"A percepção sobre a situação atual dos negócios continuou evoluindo lentamente, sob influência de um ritmo fraco de atividade, como comprova a queda do Nível de Utilização da Capacidade no mês. Mas o setor industrial dá sinais de esperar uma retomada nos próximos meses, após a expressiva desaceleração do segundo semestre do ano passado", disse em nota o superintendente de estatísticas públicas da FGV Ibre, Aloisio Campelo Jr.

"As expectativas avançaram bem em janeiro, com melhores previsões para a produção e o emprego no horizonte de três meses e otimismo com relação à evolução do ambiente de negócios no

horizonte de seis meses", acrescentou.

No mês, dos 19 segmentos pesquisados, 12 apresentaram alta em seus índices de confiança.

O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1 ponto, para 97,0 pontos, em seu terceiro avanço consecutivo. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, avançou 4,3 pontos, chegando a 99,5 pontos em janeiro, seu maior nível desde agosto de 2017.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) em janeiro recuou 0,5 ponto percentual, para 74,3 por cento, seu menor valor desde setembro de 2017.

(Por Stéfani Inouye)