IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANP autoriza pagamento de R$684,2 mi à Petrobras em subvenções ao diesel

31/01/2019 19h42

SÃO PAULO (Reuters) - A ANP autorizou o pagamento de 684,2 milhões de reais à Petrobras referentes a subvenções do programa de subsídio ao diesel, encerrado no final do ano passado, segundo comunicado da agência reguladora do setor nesta quinta-feira.

O pagamento se refere à primeira quinzena de dezembro, segundo a ANP, que autorizou um total de 718,3 milhões de reais, incluindo dinheiro para outras empresas menores.

Com a mais recente aprovação, a ANP já autorizou pagamentos de cerca de 5,7 bilhões de reais em subsídios à Petrobras, segundo cálculos da Reuters.

A subvenção teve início em junho do ano passado, como uma das respostas do governo às manifestações de caminhoneiros contra os altos preços do combustível.

Para atender aos pleitos dos manifestantes, o governo estabeleceu limites para os preços do produto, ressarcindo as empresas em até 30 centavos por litro, dependendo de condições do mercado.

Com fim dos subsídios, a Petrobras tem alterado seus preços. No acumulado de janeiro, a cotação média do produto nas refinarias da estatal subiu mais de 10 por cento.

(Por Roberto Samora)