IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sindicato diz que acordo aprovado com GM garante investimento de R$5 bi em fábrica em SP

07/02/2019 16h10

SÃO PAULO (Reuters) - A General Motors fechou acordo com metalúrgicos de sua fábrica em São José dos Campos (SP), em um passo que permitirá investimento da montadora na unidade de pelo menos 5 bilhões de reais, afirmou sindicato local nesta quinta-feira.

O acerto foi feito após semanas de especulações em torno do futuro da fábrica, que tinha sido excluída de plano anterior de investimento da montadora, e em meio a planos de reestruturação da GM no mundo.

Entre os termos do acordo, estão congelamento de salários neste ano, reajuste abaixo da inflação em 2020 e renovação de acordos de flexibilidade de jornada de trabalho e folgas.

"Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos aprovaram em assembleia a proposta apresentada pela montadora como condição para a vinda de investimentos de pelo menos 5 bilhões de reais à fábrica local", afirmou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. "Com isso, fica selado o acordo em que a empresa se compromete a manter o complexo na cidade."

Segundo a entidade, no acordo a GM desistiu de aumentar a jornada de trabalho de 40 para 44 horas semanais e adotar terceirização irrestrita na fábrica.

Procurada, a GM não confirmou o valor do investimento que teria sido prometido aos funcionários, segundo o sindicato, e apenas comentou em comunicado que o acordo com os trabalhadores "é mais um passo para a concretização do plano de viabilidade da GM" e que a empresa segue negociando com "fornecedores, governo e outros interessados".

No sábado, a montadora anunciou que estava negociando "condições de viabilidade" para investir 10 bilhões de reais no Brasil entre 2020 e 2024, após concluir desembolsos de 13 bilhões de reais entre 2014 e 2019.

Em janeiro, a GM afirmou que novos investimentos no país dependeriam de um doloroso plano para a empresa voltar a ter lucro no Brasil.

A montadora norte-americana encerrou 2018 na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves no país, com emplacamentos de 434,4 mil veículos, um crescimento de 10 por cento sobre o volume emplacado em 2017.

(Por Alberto Alerigi Jr.)