IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euronext cobre lance da Nasdaq e oferece US$786 milhões pela Oslo Bors

11/02/2019 09h41

Por Inti Landauro e Terje Solsvik

PARIS/OSLO (Reuters) - A Euronext elevou sua oferta pela Oslo Bors nesta segunda-feira para cerca de 6,79 bilhões de coroas norueguesas (786 milhões de dólares), aumentando as apostas em uma batalha com a Nasdaq para controlar a operadora da bolsa de valores norueguesa.

A guerra de ofertas por um dos últimos mercados de ações independentes do norte da Europa segue a consolidação que foi impulsionada pela necessidade de investimento em tecnologia e novos entrantes.

A Euronext elevou sua oferta para 158 coroas norueguesas (18,29 dólares) por ação da Oslo Bors horas antes da oferta anterior de 145 coroas expirar. A Nasdaq oferecia 152 coroas por papel.

A Euronext, com sede em Paris, revelou sua primeira oferta no final de dezembro com o apoio de pouco mais da metade dos acionistas da Oslo Bors, mas não conquistou a diretoria da bolsa, que convenceu a Nasdaq a fazer uma proposta mais alta.

Embora o presidente-executivo da Euronext, Stephane Boujnah, tenha dito que ofereceu "benefícios claros e superiores", Bente Landsnes, presidente da Oslo Bors, disse à Reuters que ainda apóia a oferta da Nasdaq, que também conta com o apoio do maior acionista, o banco norueguês DNB.

"Conduzimos uma avaliação completa de quem seria o melhor proprietário e defendemos essa posição. Não tivemos mais nenhum contato com a Euronext após o endosso da nossa diretoria à oferta da Nasdaq", acrescentou Landsnes.