IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro sobe na China com receios sobre oferta do Brasil

11/02/2019 08h27

PEQUIM (Reuters) - O mercado futuro de minério de ferro na China subiu para um recorde nesta segunda-feira, após uma semana de feriado nacional, com preocupações de que o fornecimento do Brasil, o segundo maior fornecedor de minério mundial, caia após o rompimento de uma barragem da Vale.

Os futuros do minério de ferro mais ativos para entrega em maio na Bolsa de Dalian subiram para o seu limite diário de negociação quando o mercado abriu, atingindo o recorde de 652 iuanes (96,26 dólares) por tonelada.

Os contratos para entrega em março, julho, setembro e novembro também subiram para o seu limite diário durante o início do pregão nesta segunda-feira.

"A alta dos preços hoje é impulsionada tanto pelo hiato de oferta real quanto pelo sentimento especulativo dos investidores", disse um operador de minério de ferro de Xangai.

Na semana passada, o governo brasileiro ordenou que a Vale parasse de usar oito barragens de resíduos, depois que uma represa se rompeu em 25 de janeiro em sua mina Córrego do Feijão, deixando centenas de mortos e desaparecidos.

Os fechamentos afetarão 9 por cento da produção anual de minério de ferro da empresa e levaram a Vale a declarar força maior, uma decisão legal que significa que a empresa não pode cumprir seus contratos devido a circunstâncias imprevistas.

Os preços do vergalhão de aço na Bolsa de Futuros de Xangai também subiram nesta segunda-feira, ganhando mais de 4 por cento, com os comerciantes esperando escassez nos próximos meses. Os preços fecharam com ganhos de 2,4 por cento, a 3.825 iuanes por tonelada.

(Por Muyu Xu e Dominique Patton)