PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Heineken vê resultado maior em 2019 após alta de venda de cerveja em todas as regiões em 2018

13/02/2019 13h00

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, disse nesta quarta-feira que vendas maiores de cerveja e consumidores optando por bebidas mais caras elevarão o lucro da companhia em 2019, depois do grupo ter obtido crescimento em todas as regiões em que opera no ano passado.

A Heineken disse que o crescimento da receita deve ficar acima da média da indústria e que o lucro operacional deve crescer em média na mesma taxa de 6,4 por cento de 2018.

Custos de cevada, alumínio e transporte devem subir, mas o impacto de moedas estrangeiras pode finalmente se tornar positivo depois que a depreciação em relação ao euro reduziu as receitas em cerca de 1 bilhão de euros por ano nos últimos três anos.

Os analistas estão esperando resultados de 2018 acima do esperado, com uma visão mais positiva sobre efeitos cambiais, embora a previsão de crescimento do lucro operacional esteja amplamente alinhada com a visão do mercado.

A cervejaria holandesa se beneficiou no ano passado com a Copa do Mundo de Futebol e com um verão quente em grande parte da Europa e alcançou crescimento adicional em seus dois principais mercados, México e Vietnã.

A marca Heineken aumentou as vendas em 7,7 por cento, o maior crescimento em mais de uma década, com expansão na África, no leste da Europa e nas Américas.

Apesar disso, a margem operacional caiu por efeitos cambiais e expansão da empresa acima do esperado no Brasil, onde as margens estão abaixo da média do grupo.

O lucro operacional da Heineken excluindo efeitos não recorrentes subiu 6,4 por cento em 2018, para 3,87 bilhões de euros, ante expectativa média de analistas de 3,85 bilhões.

(Por Philip Blenkinsop)

PUBLICIDADE