Bolsas dos EUA recuam após dados fracos de varejo, apesar de expectativa em guerra comercial
Por Stephen Culp
NOVA YORK (Reuters) - Os índices S&P 500 e Dow Jones recuaram nesta quinta-feira e o Nasdaq teve ganho modesto depois que investidores tiveram dificuldades para combinar dados fracos de vendas no varejo do país com expectativas otimistas de solução para a guerra comercial iniciada por Washington contra a China.
O índice Dow Jones caiu 0,41 por cento, para 25.439,39 pontos, o S&P 500 teve baixa de 0,27 por cento, a 2.745,73 pontos, e o Nasdaq teve oscilação positiva de 0,09 por cento, a 7.426,96 pontos.
O Departamento de Comércio dos EUA informou mais cedo que as vendas no varejo em dezembro tiveram a maior baixa em mais de nove anos, disparando temores de que a economia norte-americana esteja desacelerando.
Os temores minimizaram otimismo gerado por progresso em negociações comerciais entre os EUA e Pequim sobre um acordo antes do prazo de 1 de março definido para elevação de tarifas de importação.
"O mercado tem subido pelas paredes de preocupação desde o Natal", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimento na Inverness Counsel, em Nova York. "Parte dessa preocupação pode virar realidade e é isso que está segurando os investidores."
Com a temporada de divulgação de resultados do quarto trimestre mais de três quartos concluída, analistas avaliam que houve um crescimento de 16,2 por cento no lucro combinado no período, segundo dados da Refinitiv.
Mas as estimativas para o primeiro trimestre são menos favoráveis. Os dados mostram um recuo de 0,3 por cento na comparação anual, o que pode marcar o primeiro recuo do período desde que a baixa de resultados foi concluída em 2016.
As ações da Coca-Cola despencaram 8,4 por cento e foram a principal pressão de baixa do Dow Jones depois que a empresa divulgou estimativa de lucro anual abaixo das expectativas de Wall Street.
Os papéis da Avon despencaram 11 por cento, depois que a companhia de cosméticos também divulgou resultado abaixo do esperado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.