PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Economia da Alemanha escapa de recessão por muito pouco

14/02/2019 07h32

Por Paul Carrel

BERLIM (Reuters) - A economia da Alemanha estagnou no último trimestre do ano passado, escapando por muito pouco da recessão, uma vez que as consequências das disputas comerciais globais e o Brexit ameaçaram a expansão de uma década na potência econômica da Europa.

O Produto Interno Bruto da maior economia da Europa ficou inalterado no trimestre, informou nesta quinta-feira a Agência Federal de Estatísticas. Pesquisa da Reuters apontava expectativa de crescimento de 0,1 por cento.

As empresas alemãs enfrentam o esfriamento da economia global e disputas comerciais provocadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Também enfrentam o risco de o Reino Unido deixar a União Europeia em março sem acordo sobre os termos de sua saída.

Com o crescimento estagnado no quarto trimestre, a economia escapou da recessão --definida como dois ou mais trimestres seguidos de contração --após contração de 0,2 por cento no terceiro trimestre.

A economia da Alemanha cresceu à taxa mais fraca em cinco anos em 2018. O crescimento deve diminuir mais, a 1 por cento, este ano.