IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas de veículos na China caem em janeiro pelo 7º mês seguido

18/02/2019 09h55

Por Yilei Sun e Brenda Goh

XANGAI (Reuters) - As vendas de automóveis na China caíram pelo sétimo mês consecutivo em janeiro, informou nesta segunda-feira a principal associação da indústria automotiva do país, em meio à desaceleração da demanda no maior mercado do mundo.

As vendas caíram 15,8 por cento sobre um ano antes, para 2,37 milhões de veículos no mês passado, disse a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM) em comunicado enviado à Reuters. O resultado veio após uma queda de 13 por cento em dezembro e um recuo de 14 por cento em novembro.

"As vendas de carros em janeiro continuaram a cair e não houve sinais de melhora. Estimamos que as vendas no atacado de fevereiro também cairão acentuadamente", disse Xu Haidong, secretário-geral assistente da CAAM.

"A razão para a queda nas vendas ainda é a desaceleração da economia em geral e o declínio do consumo em cidades pequenas e médias", acrescentou Xu.

A economia chinesa desacelerou no ano passado para uma alta de 6,6 por cento, a mais fraca em 28 anos, atingida por tarifas de comércio mais elevadas e pela ação do governo contra o crescimento da dívida. Agora, a expectativa é que a atividade desacelere ainda mais neste ano.

O lento consumo e a repercussão dos atritos comerciais com os Estados Unidos contribuíram para a contratação do mercado automotivo pela primeira vez em mais de duas décadas em 2018.

Pequim está tentando persuadir os consumidores a afrouxar sua disposição de comprar e prometeu fornecer subsídios para impulsionar as vendas rurais de alguns veículos e a compra de novos veículos elétricos.