IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EXCLUSIVO-Williams, do Fed, diz que seria necessária nova perspectiva econômica para haver altas de juros

20/02/2019 07h41

Por Howard Schneider e Jonathan Spicer e Trevor Hunnicutt

NOVA YORK (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, afirmou na terça-feira que está confortável com o nível dos juros nos Estados Unidos agora e que não vê necessidade de elevá-los de novo a menos que o crescimento econômico ou a inflação passe para um nível inesperadamente mais alto.

Em entrevista à Reuters, Williams estimou que o banco central dos EUA continuará reduzindo sua carteira de títulos até o próximo ano. Ele também disse sentir que os juros alcançaram sua visão atual de nível "neutro" mais baixo, com o crescimento e o desemprego se nivelando e com a inflação um pouco mais fraca do que o esperado.

Questionado se seria necessário algum tipo de choque para retomar os aumentos dos juros, ele disse que seria preciso um ou mais desses fatores para surpreender para cima.

"Não acho que precisaria de uma grande mudança, mas sim uma perspectiva diferente ou para o crescimento ou para a inflação" para voltar a elevar os juros, disse à Reuters Williams, um dos três vice chairs e importante voz sobre a política monetária.

As declarações de Williams, feitas poucas semanas depois de o banco central dos EUA ter dado uma pausa em suas altas trimestrais de juros, destaca como está elevado o nível para que se justifique uma política monetária mais apertada, e sugere que tal movimento pode não acontecer em breve.