PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Governo do Japão mantém avaliação econômica enquanto dados enfraquecem devido à China

21/02/2019 10h02

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão manteve sua avaliação sobre a economia em fevereiro, mas uma série de dados fracos sobre sentimento corporativo, gastos de capital e exportações mostram que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está prejudicando as perspectivas para a terceira maior economia do mundo.

O Escritório do Gabinete, que ajuda a coordenar a política monetária do governo, disse que a economia está em uma recuperação moderada, de acordo com seu relatório econômico mensal de fevereiro divulgado nesta quinta-feira. O posicionamento permaneceu inalterado em relação ao mês anterior.

O Escritório do Gabinete deixou inalterada sua avaliação de que as exportações enfraqueceram recentemente, após um rebaixamento no mês passado, conforme as exportações para a China começaram a cair devido à disputa comercial entre Pequim e Washington e à desaceleração da economia chinesa.

O relatório de fevereiro não levou em conta os dados do governo de quarta-feira, que mostraram que as exportações do Japão caíram em seu maior ritmo em mais de dois anos em dezembro, à medida que os embarques para a China começaram a declinar.

Isso significa que o relatório econômico mensal de março será a primeira chance do Escritório do Gabinete de divulgar sua visão oficial do desempenho das exportações do Japão no início deste ano.

Muitos economistas alertaram que o crescimento econômico neste ano não será tão bom quanto no ano passado, devido aos riscos crescentes para as perspectivas.