IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que espera ter encontro sobre comércio com Xi em breve

22/02/2019 18h16

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira que se observar progressos sendo feitos nas negociações comerciais com a China, pode ser inclinado a estendê-las para além do prazo de 1º de março, e sugeriu que seja provável que as duas maiores economias do mundo consigam alcançar um acordo.

EUA e China engajados em negociações que buscam reduzir as tensões comerciais antes desse prazo, momento em que os EUA inicialmente planejaram aumentar tarifas sobre 200 bilhões de dólares de importações chinesas de 10 para 25 por cento.

Trump, porém, disse a repórteres no Salão Oval que, devido ao progresso que vem sendo feito, a rodada de negociações desta semana foi prorrogada. Ele acrescentou que se os dois países chegarem a um acordo, as tarifas não precisariam subir.

O presidente dos EUA afirmou ainda que espera se encontrar com o líder chinês, Xi Jinping, em breve, e que as maiores decisões comerciais serão feitas entre eles, apesar de deixar aberta a possibilidade de que ele e Xi não resolvam os pontos finais.

O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, declarou que os dois países concluíram um forte acordo a respeito de moeda.

(Reportagem de Jeff Mason)