IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que preço do petróleo está alto e pede "calma" à Opep

25/02/2019 10h08

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou preocupação nesta segunda-feira com os preços do petróleo e repetiu seus pedidos anteriores à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para que mantenha as cotações estáveis.

Mais cedo nesta segunda-feira, os preços do petróleo subiam em meio a incertezas políticas e restrições de oferta involuntárias em vários produtores, mas ainda sofriam pressão de receios sobre a economia global e as exportações dos EUA.

"Os preços do petróleo estão muito altos. Opep, por favor, relaxe e vá com calma. O mundo não pode suportar essa alta - frágil!", disse Trump, cuja administração sancionou o petróleo do Irã e da Venezuela, no Twitter.

Os integrantes da Opep e produtores aliados, como a Rússia, estão liderando os esforços para reequilibrar o mercado e apoiar os preços do petróleo.

Trump, que fez da economia dos EUA uma de suas principais questões, tem publicado repetidos tuítes sobre os preços do petróleo e a Opep, com reclamações sobre preços mais altos, inclusive antes da reunião da organização em dezembro.

(Por Susan Heavey e Makini Brice)