IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed deve focar especialmente em dados econômicos ao buscar política mais paciente, diz Clarida

28/02/2019 11h26

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve está entrando em uma era na qual precisa estar "especialmente" focado em dados econômicos e menos amarrado a previsões sobre o futuro que podem levar a um erro, disse o vice-chair do Fed, Richard Clarida, nesta quinta-feira.

Em comentários que sugerem que o Fed precisará ver evidências sólidas de inflação mais alta antes de aumentar as taxas de juros novamente, Clarida disse que os bancos centrais devem ser particularmente sensíveis à possibilidade de falha de seus modelos econômicos - e não, por exemplo, se apressar a um julgamento se esses modelos previssem um salto no nível de aumentos de preços.

"Precisamos, acredito, estar cientes do equilíbrio que devemos ter entre ser prospectivos e maximizar as chances de estar certo, considerando a realidade de que os modelos que consultamos não são infalíveis", disse Clarida em comentários em uma conferência de economia.

"Por exemplo, se um modelo previsse um aumento na inflação, uma decisão de aumentos preventivos antes que o surto fosse evidente nos dados reais precisaria ser balanceado contra o custo considerável do modelo estar errado", disse ele.

"Dada a inflação moderada e as expectativas de inflação estáveis, acredito que podemos ser pacientes e permitir que os dados cheguem enquanto determinamos quais ajustes futuros na meta da taxa de juros podem ser apropriados para atingir esse equilíbrio".

(Por Howard Schneider)