IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perspectiva de economia global fraca deve limitar alta do petróleo em 2019

28/02/2019 10h15

Por Harshith Aranya e Brijesh Patel

BANGALORE (Reuters) - Analistas de petróleo ficaram mais pessimistas com as perspectivas de alta nos preços este ano devido à expansão da produção de "shale" nos EUA e à deterioração do cenário econômico mundial, que ameaçam compensar os cortes de oferta da Opep.

Uma pesquisa da Reuters com 36 economistas e analistas previu nesta quinta-feira que o petróleo Brent atingirá média de 66,44 dólares por barril em 2019, ligeiramente abaixo dos 67,32 dólares projetados na pesquisa de janeiro. Isso também se compara à média de 62 dólares registrada até agora neste ano pelo Brent, referência global.

Este é o quarto mês consecutivo em que os analistas cortam suas previsões de preço do petróleo.

Os preços podem subir gradualmente ao longo do ano, se a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus parceiros, como a Rússia, concordarem em mais cortes de produção em abril, e se as sanções dos EUA ao Irã e à Venezuela levarem a um aperto na oferta global.

Mas as chances de um aumento maior de preços parecem remotas, disseram analistas.

"No curto prazo, os mercados de petróleo serão caracterizados pela falta de oferta nos mercados internacionais, graças aos cortes da Opep e sanções dos EUA contra a PDVSA", disse Edward Bell, do banco Emirates NBD.

"Durante o resto de 2019, no entanto, o aumento do preço do petróleo seria incongruente com a desaceleração do crescimento econômico nos principais mercados."

Os principais produtores, liderados pela Opep, se reunirão de 17 a 18 de abril em Viena para analisar os cortes de fornecimento, que foram acordados em dezembro para ajudar a evitar um acúmulo indesejado de estoques globais que ameaçariam minar o preço da commodity.

Enquanto isso, a previsão da pesquisa para o petróleo dos EUA é de média de 58,18 dólares por barril em 2019, abaixo da projeção de 59,43 dólares de janeiro.

(Por Harshith Aranya, em Bangalore)