IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade industrial da China encolhe de novo em fevereiro, mostra PMI do Caixin/Markit

01/03/2019 07h31

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China melhorou em fevereiro mas permaneceu em território de contração pelo terceiro mês seguido, conforme a segunda maior economia do mundo continua a lidar com fraqueza nas encomendas para exportação, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O resultado oferece novas evidências de que a economia da China está perdendo força e sugere que a guerra comercial com os Estados Unidos continuará a pesar sobre as exportações já que as perspectivas para um acordo comercial permanecem incertas.

O PMI de indústria do Caixin/Markit para fevereiro subiu a 49,9, de 48,3 em janeiro, pouco abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma deterioração mais forte, para 48,5.

Os dados foram melhores do que a pesquisa oficial divulgada na quinta-feira, indicando melhora marginal na demanda doméstica diante de uma série de estímulos adotados a partir do final do ano passado.

As novas encomendas totais voltaram a território de expansão em fevereiro a 50,2, contra 47,3 em janeiro e encerrando dois meses de contração.

Mas as novas encomendas para exportação recuaram em fevereiro após rápida recuperação no mês anterior.

(Reportagem de Yawen Chen e Ryan Woo)