IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cade aprova aquisição da Monte Verde pela EDP Renováveis Brasil

01/03/2019 09h06

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição, pela EDP Renováveis Brasil, da Monte Verde VI, sociedade que detém ativos e direitos relacionados a um projeto de energia eólica no Rio Grande do Norte, de acordo com despacho no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O projeto não dispõe, atualmente, de todas as licenças necessárias para viabilizar a sua construção e não há qualquer previsão para o início de suas operações, destacou o órgão antitruste.

A Monte Verde VI é detida pela Elawan, que faz parte do Grupo ACEK, de origem espanhola, e no Brasil atua nos setores de geração de energia eólica, siderurgia, autopeças, entre outros.

Em seu parecer, o Cade disse que a operação levanta pouca preocupação devido "às reduzidas participações da EDP nos segmentos de distribuição, transmissão e comercialização de energia".

Assim, "entende-se que a operação não tem potencial de gerar efeitos anticoncorrenciais no mercado de energia, sendo possível sua aprovação por rito sumário".

A EDP Renovável Brasil pertence ao grupo português EDP, que tem a China Three Gorges Europe entre seus sócios.

(Por José Roberto Gomes)