Indústria da zona do euro entra em contração em fevereiro, mostra PMI
Por Jonathan Cable
LONDRES (Reuters) - A atividade industrial da zona do euro passou a contrair em fevereiro pela primeira vez em mais de cinco anos uma vez que as preocupações com a guerra comercial, desaceleração do crescimento global e saída iminente do Reino Unido da União Europeia afetaram a demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
O PMI final de indústria do IHS Markit para a zona do euro caiu pelo sétimo mês, chegando a 49,3 em fevereiro de 50,5 em janeiro, pouco acima da preliminar mas abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pela primeira vez desde junho de 2013.
O subíndice de produção caiu a 49,4 de 50,5 no mês anterior, leitura mais baixa desde maio de 2013.
Dados da Alemanha, maior economia da Europa, mostraram que o crescimento industrial contraiu pelo segundo mês. O PMI de indústria da França mostrou que o crescimento desacelerou com força enquanto a Espanha ficou abaixo de 50 pela primeira vez em mais de cinco anos.
"A indústria da zona do euro está em sua mais profunda recessão em quase seis anos, com indicadores antecedentes sugerindo que os riscos são de baixa", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.