IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE precisa de tempo para preparar novos empréstimos bancários, diz Nowotny

08/03/2019 09h50

PRAGA (Reuters) - O novo esquema de financiamento bancário do Banco Central Europeu virá mais tarde do que o esperado por causa do tempo necessário para prepará-lo, disse nesta sexta-feira o presidente do banco central austríaco, Ewald Nowotny.

O BCE adiou na quinta-feira sua primeira alta de juros pós-crise e anunciou um novo instrumento de financiamento bancário, tentando combater o forte enfraquecimento do crescimento e impedir que as incertezas transformem a desacleração em uma recessão.

Mas a primeira de suas operações de refinanciamento de longo prazo direcionadas será feita em setembro, três meses depois do que os mercados esperavam, levantando o risco de que alguns bancos possam enfrentar um déficit de financiamento.

"Para que esse programa tenha sucesso, ele tem que ser bem preparado", disse Nowotny, membro do Conselho do BCE, a repórteres.

A operação anterior do BCE começará a vencer em junho de 2020, mas quando os vencimentos restantes de empréstimos existentes caem abaixo de um ano, eles têm que ser reclassificados nos balanços.

Nowotny, conhecido por suas críticas às decisões do BCE no passado, também disse que a reação do banco central à desaceleração foi correta.

(Reportagem de Jan Lopatka e Jason Hovet)