EUA devem liderar crescimento global da oferta de petróleo até 2024, diz IEA
LONDRES (Reuters) - Os Estados Unidos impulsionarão o crescimento global de oferta de petróleo nos próximos cinco anos, acrescentando mais 4 milhões de barris por dia à já crescente produção do país, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.
"Os Estados Unidos lideram cada vez mais a expansão da oferta mundial de petróleo, com crescimento significativo visto também entre outros produtores de fora da Opep, incluindo o Brasil, a Noruega e a nova produtora Guiana", disse a IEA em sua previsão.
"Até o final da previsão (2024), as exportações de petróleo dos Estados Unidos vão ultrapassar as da Rússia e se aproximarão das da Arábia Saudita, trazendo uma maior diversidade de oferta", disse a IEA.
O crescimento da demanda global por petróleo deverá diminuir à medida que a China se desacelerar, mas ainda deverá aumentar em uma média anual de 1,2 milhão de bpd até 2024.
"Ainda assim, a IEA continua a não ver um pico na demanda por petróleo, pois as petroquímicas e o combustível de aviação continuam sendo os principais impulsionadores do crescimento, particularmente nos Estados Unidos e na Ásia, mais do que compensando a desaceleração da gasolina devido aos ganhos de eficiência e carros elétricos", acrescentou a IEA, com sede em Paris.
(Por Dmitry Zhdannikov)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.