IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Delegação chinesa vai à Argentina negociar retomada de usina nuclear, diz fonte

15/03/2019 19h40

Por Cassandra Garrison

BUENOS AIRES (Reuters) - Uma delegação da China visitará a Argentina neste mês para discutir a construção de uma usina de energia nuclear, sinalizando potencial progresso em um acordo que poderia aumentar a crescente influência de Pequim sobre a nação sul-americana.

Uma fonte do governo argentino disse à Reuters nesta semana que uma "equipe técnica" da China terá reunião com fornecedores locais sobre o projeto de uma usina nuclear há tempos paralisado, um empreendimento avaliado em 8 bilhões de dólares.

A Argentina esperava anunciar um acordo para a construção com financiamento da China do projeto, que tinha o nome de Atucha III, durante uma visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, após a cúpula do G20 em Buenos Aires, em novembro.

Mas o acordo não foi possível à época, e em janeiro o subsecretário de Energia Nuclear da Argentina, Julian Gadano, e o embaixador do país na China, Diego Guelar, se reuniram com autoridades em Pequim para negociações sobre o projeto, afirmou a fonte do governo.

Uma segunda fonte governamental, do Ministério das Relações Exteriores, disse que as negociações a respeito da usina nuclear com a China estavam em andamento, mas acrescentou que não havia "progresso concreto" em direção à assinatura de um acordo.

Se concluída, a usina nuclear seria um dos maiores projetos financiados na Argentina pela China, que se tornou um fundamental parceiro comercial para o país sul-americano e seu maior financiador não institucional.

A embaixada chinesa em Buenos Aires não respondeu a pedidos por comentários, e a Corporação Nuclear Nacional da China, empresa nuclear estatal que havia mantido negociações sobre a usina na Argentina anteriormente, se negou a comentar.

Um assessor de imprensa do Departamento de Assuntos Nucleares da Argentina, que opera sob comando do Ministério das Relações Exteriores, disse que não estava ciente da visita da delegação.

(Reportagem de Cassandra Garrison)