IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil e EUA assinam acordo para uso de base de Alcântara

18/03/2019 18h51

WASHINGTON (Reuters) - Brasil e Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira, durante visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington, um acordo sobre o uso norte-americano da base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, que permitirá aos EUA o uso comercial do local.

O novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas permitirá que os norte-americanos usem a base --considerada a melhor localização do mundo para lançamento de foguetes-- para seu programa espacial, em troca de pagamento pelo uso. O Brasil, no entanto, não terá direito de acesso à tecnologia usada pelos Estados Unidos em mísseis, foguetes, artefatos e satélites, como o governo brasileiro chegou a requerer.

No entanto, o novo acordo retira a segregação de uma área da base, como estava previsto no texto inicial, negociado em 2000, em que apenas os norte-americanos teriam acesso. A nova proposta delimita uma área de acesso restrito, mas não impede a entrada de brasileiros.

Localizada na altura do Equador, a base de Alcântara, por sua posição geográfica, queima 30 por cento menos combustível nos lançamentos, e a partir dela os foguetes podem carregar mais peso.

O acordo foi assinado durante o evento Brazil Day, realizado em Washington com a presença de Bolsonaro e empresários.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)