Exportação de soja do Brasil tem ritmo forte em março
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil no acumulado de março atingiu 532,5 mil toneladas ao dia, até a terceira semana do mês, em um ritmo acima do registrado em março do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.
O aumento de 26,9 por cento no acumulado do mês na comparação com a média diária de março de 2018 ocorre apesar de o Brasil estar colhendo uma safra menor ante o recorde do ano passado, devido a perdas pela seca.
Contudo, a colheita foi antecipada na temporada atual, após um plantio acelerado, o que ajuda a explicar os embarques mais fortes no mês, apesar de projeções de que o Brasil exportará menos no ano.
Até a terceira semana do mês, o Brasil, maior exportador global de soja, exportou 4,79 milhões de toneladas de soja, ante 8,8 milhões de toneladas em março (completo) do ano passado.
Em todo o mês fevereiro, as exportações de soja do Brasil superaram 6 milhões de toneladas.
A safra de soja 2018/19 do Brasil, em fase de colheita, deve totalizar 113,45 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), queda de cerca de 5 por cento na comparação com o recorde da temporada passada.
(Por Roberto Samora)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.