IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Justiça permite que Vale retome atividades de terminal no porto em Mangaratiba

18/03/2019 20h17

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A prefeitura de Mangaratiba (RJ) desinterditou as operações da Vale no terminal portuário de minério de ferro na Ilha da Guaíba, após a mineradora obter decisão favorável na Justiça, conforme informou a empresa em comunicado ao mercado nesta segunda-feira.

As operações da maior produtora global de minério de ferro no terminal haviam sido interditadas, há uma semana, pela secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, que citou problemas de poluição e a não apresentação de uma licença de operação.

Na ocasião, a empresa também foi multada em 30 milhões de reais.

"Após a decisão liminar da Justiça, a prefeitura de Mangaratiba desinterditou o porto. A Vale reafirma que possui todas as licenças e autorizações, válidas e vigentes, necessárias à regular operação do referido terminal marítimo", afirmou no comunicado.

Foi a segunda interdição das atividades da empresa no local neste ano.

A primeira interdição havia sido no final de janeiro, logo após desastre com uma barragem de rejeitos de minério de ferro da companhia em Brumadinho (MG) que deixou mais de 300 pessoas mortas ou desaparecidas.

Segundo informações de site da Vale, o Terminal da Ilha Guaíba está localizado na parte leste da Baía da Ilha Grande. A Ilha Guaíba está situada próxima à costa e fica ligada ao continente por uma ponte ferroviária por onde recebe o minério.

A movimentação anual do terminal tem girado em torno de 40 milhões de toneladas ao ano, de acordo a Agência Nacional de Transporte Aquaviários.

(Por Marta Nogueira)