IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México sinaliza melhoria de laços com os EUA no desenvolvimento e no comércio

20/03/2019 16h17

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, sinalizou nesta quarta-feira progresso entre seu país e os Estados Unidos sobre imigração e comércio, após conversas como um conselheiro de alto escalão do presidente norte-americano, Donald Trump.

Os dois vizinhos têm se chocado devido às diretrizes imigratórias e comerciais de Trump, que insiste em um muro na fronteira, mas López Obrador tem evitado críticas públicas.

Nesta quarta-feira, López Obrador, que tomou posse em dezembro, disse que teve um bom encontro com Jared Kushner, genro e conselheiro graduado de Trump, num jantar na noite de terça-feira na casa de um amigo mútuo na capital mexicana.

López Obrador disse que o México busca um acordo bilateral com Trump que inclui um plano de desenvolvimento de 10 bilhões de dólares para México e América Central voltado à imigração.

Ele deu a entender que acredita que os dois governos podem assinar tal acordo, mas não mencionou uma data. O foco, disse, seria gerar empregos para que mais imigrantes em potencial consigam encontrar trabalho em casa.

"O acordo bilateral garantiria investimentos de 10 bilhões de dólares na América Central e neste país para haver emprego, trabalho e para que a migração seja opcional", disse, repetindo uma proposta de campanha que fez como candidato no ano passado.

A gestão Trump vem tentando endurecer suas políticas com imigrantes que cruzam a fronteira EUA-México, a maioria vindos de Guatemala, Honduras e El Salvador, nações empobrecidas e assoladas pela violência.

(Por Miguel Angel Guteirrez)