Topo

Pilotos da American Airlines testarão atualização de software do 737 Max

Reprodução
Avião 737 MAX da Boeing Imagem: Reprodução

Tracy Rucinski

Chicago

2019-03-22T15:37:11

22/03/2019 15h37

Pilotos da American Airlines testarão as atualizações do 737 MAX, da Boeing, nos simuladores neste fim de semana, disse o sindicato dos pilotos à Reuters na quinta-feira, um importante passo para restaurar a confiança na aeronave após dois acidentes fatais.

A Boeing tem trabalhado em um upgrade de software para um sistema antiestolagem e displays de pilotagem em seu jato mais vendido após o acidente da Lion Air na Indonésia em outubro, que resultou em mortes.

As semelhanças entre a trajetória de voo no incidente da Lion Air e no acidente da Ethiopian Airlines em 10 de março levantaram novos questionamentos sobre o sistema. Os dois acidentes mataram um total de 346 pessoas.

"Este avião pode ser um avião seguro, e tem sido feito grandes progressos para chegar a uma correção, mas eu vou ter uma sensação melhor depois que pudermos testá-lo", disse Mike Michaelis, presidente do comitê de segurança da Allied Pilots Association (APA), que representa os pilotos da American Airlines.

Michaelis disse que um piloto da APA e um piloto da equipe de gerenciamento da American vão testar o conserto de software em Renton, Washington, onde a Boeing constrói o MAX e possui dois simuladores.

A Boeing indicou que irá implantar a atualização de software em abril ou antes, embora não esteja claro quanto tempo levará para que os jatos voltassem a voar. Os pilotos devem completar o treinamento com as mudanças no software, seguido por um teste obrigatório, e alguns pilotos disseram que mais passos podem ser necessários.

Mais Economia