IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

USDA planeja inspecionar carnes brasileiras em junho, diz ministério

25/03/2019 17h50

SÃO PAULO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) planeja realizar auditoria no sistema de inspeção das unidades de carnes suína e bovina do Brasil entre os dias 10 e 28 de junho, informou o Ministério da Agricultura em nota nesta segunda-feira.

"Este é um passo importante para que possamos a voltar a exportar, num futuro próximo, carne in natura para os EUA", disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no comunicado.

A expedição norte-americana ao Brasil é parte de acerto do presidente Jair Bolsonaro com o presidente dos EUA, Donald Trump, em visita do mandatário brasileiro a Washington, na semana passada.

Na reunião entre Bolsonaro e Trump, acordou-se que o Brasil permitiria importações de cortes suínos norte-americanos mediante "condições técnicas" e, em troca, os EUA enviariam equipe para inspecionar os produtores de carnes brasileiros.

Além disso, o Brasil quer voltar a exportar carne bovina in natura para os EUA, após um embargo por problemas sanitários que já dura cerca de dois anos.

Nos EUA, a ministra Tereza Cristina se encontrou com o secretário de Agricultura norte-americano, Sonny Perdue, que sinalizou a visita técnica ao Brasil.

"Tudo ocorreu conforme o acordado com o senhor Perdue. Houve boa vontade dos Estados Unidos e alcançamos o objetivo de nossa viagem", afirmou Tereza Cristina.

Segundo o Ministério da Agricultura, "o serviço de inspeção norte-americano pretende verificar se os produtos brasileiros continuam a atender os requisitos sanitários daquele país".

Não há data prevista para divulgação dos resultados da inspeção.

(Por Gabriel Araujo)