IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes indica que outro banco público, fora BNDES, pode ter papel em plano de ajuda a Estados

26/03/2019 20h31

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou nesta terça-feira que o governo analisa mobilização de recursos de um outro banco público, que não o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito das medidas pensadas para socorrer Estados em difícil situação financeira em troca da implementação de melhorias fiscais pelos entes.

A assessoria de imprensa do Ministério da Economia confirmou a investida, mas não deu detalhes. Na lista de maiores bancos do país, a União controla Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além do BNDES.

"Os detalhes do plano ainda estão sendo discutidos e serão anunciados em momento oportuno", afirmou a assessoria à Reuters.

Em reunião nesta manhã com governadores, Guedes afirmou que o plano de equilíbrio financeiro pensado pelo Executivo para os governadores "já está nos finalmentes" e tem dois eixos: a antecipação de recursos aos Estados mediante adoção de medidas de ajuste fiscal, tendo como base os resultados que serão auferidos no futuro com a implementação das mudanças, e a antecipação com o uso de ativos detidos pelos Estados.

Guedes afirmou que o secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, e o presidente do BNDES, Joaquim Levy, já estão pautados para a tarefa no caso das operações envolvendo ativos dos Estados.

"E nós estamos pensando inclusive em mobilizar mais recursos de uma outra instituição financeira pública, que não quero mencionar agora, mas nós estamos estudando também como utilizá-la", acrescentou ele, sem dar esclarecimentos.

Mais cedo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que Guedes teria dado um prazo de 30 dias para a apresentação pelo governo do plano de ajuda aos Estados.

(Por Marcela Ayres)