IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

George, do Fed, diz que abordagem de esperar para ver é necessária para política monetária

28/03/2019 09h28

NOVA YORK (Reuters) - A economia dos Estados Unidos tem enfrentado riscos "notáveis" e o banco central pode adotar uma postura de esperar para ver na política monetária, disse a presidente do Federal Reserve da Cidade do Kansas, Esther George, na quarta-feira.

"No médio prazo, vejo um risco maior vindo de um crescimento mais lento no exterior, particularmente na China, zona do euro e Reino Unido", disse George em discurso em Nova York.

George disse que os fundamentos da economia dos EUA ainda parecem sólidos e que o crescimento do emprego deve se recuperar do fraco desempenho registrado em fevereiro.

Ela disse que os fatores domésticos, incluindo a redução dos efeitos do estímulo do governo dos EUA, também contribuíram para a queda da projeção mediana das autoridades do Fed para um crescimento de 2,1 por cento em 2019 em sua mais recente reunião na semana passada, um ponto percentual abaixo do crescimento de 3 por cento visto em 2018.

"Minha perspectiva é de um crescimento com tendência de desaceleração, com ganhos moderados de emprego e inflação baixa", disse ela. "Nestas circunstâncias, a política monetária pode adotar uma abordagem de esperar para ver".

O potencial para uma desaceleração levou os mercados a apostarem que o próximo movimento do Fed será um corte nos juros. O candidato do presidente Donald Trump a um assento na diretoria do Federal Reserve, Stephen Moore, disse em entrevista ao New York Times na terça-feira que o banco central não deveria ter aumentado as taxas em setembro e dezembro de 2018 e que a autoridade monetária deveria reverter o movimento.

Questionada se ela acha que essas duas altas de juros foram um erro de cálculo, George disse: "Não, eu não acho que tenhamos cometido um erro em setembro".

George disse que apoiou os planos do Fed para conduzir uma revisão da estratégia de política monetária este ano. Ela disse que algumas mudanças propostas em sua estrutura têm méritos, incluindo propostas para o Fed se comprometer a compensar anos de inflação abaixo da meta.