IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice fecha em forte alta com sinais trégua do front político

28/03/2019 17h07

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte alta nesta quinta-feira, com sinais mais apaziguadores do front político servindo como argumento para ajustes após fortes perdas recentes, enquanto a volatilidade tende a continuar elevada no pregão, em meio às expectativas para a pauta econômica no país.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,7 por cento, a 94.388,94 pontos. O volume financeiro somou 17,4 bilhões de reais.

Na véspera, a bolsa paulista caiu 3,57 por cento, para 91.903,40 pontos, encerrando na mínima do dia, em nova sessão contaminada por desconfianças com a cena política. No começo da semana passada, o Ibovespa tinha superado os 100 mil pontos pela primeira vez durante o pregão.

"A volatilidade aumentou e acho que pode permanecer alta até que a reforma seja aprovada", afirmou o gestor de portfólio Guilherme Foureaux, sócio na Paineiras Investimentos.

Agentes financeiros vinham mostrando desconforto com o ambiente político, particularmente a articulação do governo para a aprovação do texto que muda as regras das aposentadorias, considerado crucial para a melhora fiscal do país, mas que vem enfrentando dificuldades no avanço de sua tramitação.

Na véspera, os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltaram a trocar farpas publicamente, um dia após a Câmara aprovar PEC que reduz margem de manobra do orçamento pelo governo. Nesta sessão, contudo, sinalizações mais apaziguadoras acalmaram os ânimos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara procuraram mostrar um discurso afinado em entrevista à imprensa após almoçarem juntos nesta quinta-feira e garantiram que, após os atritos políticos recentes, a reforma da Previdência vai deslanchar no Legislativo.

Mais cedo, Bolsonaro também disse que a crise com o presidente da Câmara é página virada e que da sua parte não há qualquer problema com o parlamentar. "Foi uma chuva de verão e agora o céu está lindo", disse.

Na parte da tarde, foi a vez de o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, contribuir ao afirmar que "se Deus quiser" o relator da reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara seria definido nesta quinta-feira, o que foi confirmado durante o ajuste de fechamento.

A CCJ é o primeiro colegiado em que a reforma da Previdência tramitará e a expectativa era de que o relator fosse anunciado no começo desta semana. Nesta quinta-feira, o presidente da CCJ disse que o deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) será o relator da proposta.

"Hoje vimos sinais, mesmo que incipientes, de arrefecimento da crise política. Por ora, a despeito da volatilidade e de todos os ruídos, não parece haver nenhuma mudança substancial de cenário local", afirmou o estrategista Dan Kawa, sócio na TAG Investimentos, em nota a clientes.

O cenário externo também continuou no radar, em meio a preocupações com o ritmo de crescimento da economia global, com o fechamento modesto mas positivo em Wall Street ajudando na recuperação das ações brasileiras.

DESTAQUES

- ELETROBRAS ON saltou 7,13 por cento, após reportar lucro líquido de 12,07 bilhões de reais no quarto trimestre de 2018. O presidente-executivo da elétrica afirmou que a empresa e o governo estão avaliando diversos possíveis modelos para capitalizar a companhia, com decisão prevista para junho.

- VALE encerrou com decréscimo de 0,6 por cento, após divulgar lucro líquido de 14,485 bilhões de reais no quarto trimestre, que ficou em linha com o esperado no mercado. Também repercutiram declarações de executivos da mineradora sobre os impactos na produção e vendas relacionados ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

- BRADESCO PN avançou 5,08 por cento, favorecendo a recuperação do Ibovespa, assim como ITAÚ UNIBANCO PN, que subiu 3,96 por cento.

- PETROBRAS PN fechou em alta de 2,63 por cento, apesar da fraqueza nos preços do petróleo no mercado externo, acompanhando a melhora no pregão paulista.

- RUMO avançou 3,84 por cento, após vencer nesta quinta-feira o leilão de concessão da ferrovia Norte-Sul, com um lance de 2,719 bilhões de reais.

- SUZANO cedeu 2,25 por cento, após alta na véspera, conforme o dólar também recuou frente ao real nesta sessão.